terça-feira, 3 de julho de 2012

EDITAL 005/12 - CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL


A Cooperativa Sertão Veredas, contrata Serviço de consultoria, pessoa física, para realização de 04 Oficinas de Educação Ambiental, voltadas à formação de monitores ambientais, à um público de professores de ensino médio e fundamental da rede pública, líderes comunitários e/ou extrativistas, no âmbito do Projeto Extrativismo Vegetal Sustentável no Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu.

a) Os interessados deverão encaminhar o currículo e uma proposta pedagógica de educação ambiental, para o e-mail: pmosaicoextrativismo@gmail.com, ou para: Av. Getúlio Vargasm n. 32, Centro, Chapada Gaúcha- MG, CEP: 39.314 - 000.
b) O prazo para candidatura à vaga é até o dia 18 de julho de 2012. 
c) Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (38) 3634 1462 ou acesse o Termo de Referência abaixo



TERMO DE REFERÊNCIA Nº 005/12



1.       OBJETO:

Contratação de consultoria em educação ambiental, pessoa física, para ministrar 04 oficinas de educação ambiental voltadas à formação de monitores ambientais do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, para o público de professores de ensino médio e fundamental da rede escolar, líderes comunitários e/ou extrativistas, no âmbito do projeto Extrativismo Vegetal Sustentável no Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, sob a execução da Cooperativa Sertão Veredas.

2.      CONTEXTUALIZAÇÃO:

O Projeto Extrativismo Vegetal Sustentável será desenvolvido no território do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, que engloba 11 (onze) unidades de conservação, sendo 06 (seis) de proteção integral, 04 (quatro) de uso sustentável e uma RPPN, perfazendo uma área total aproximada de 1.500.000 hectares. Além destas unidades de conservação, existem no território do Mosaico, uma área indígena, outras 03 (três) RPPNs, corredores ecológicos e zonas de amortecimento definidos em planos de manejo já elaborados, e várias reservas legais averbadas. Entremeadas a todas estas áreas protegidas localizam-se propriedades privadas, em que são desenvolvidas as atividades agropecuárias, tanto voltadas para o agronegócio e a silvicultura, como para a agricultura familiar e extrativismo.
O território do Mosaico abrange 10 municípios do noroeste de Minas Gerais e um no sudoeste da Bahia, região que possui uma densidade demográfica bastante baixa, de pouco mais de 5 habitantes/km2, e baixos Índices de desenvolvimento humano, com uma média de 0,67. Trata-se de uma região ainda bem conservada do ponto de vista dos recursos naturais, sendo classificada como área de extrema e alta importância biológica.
Característica também importante refere-se à riqueza cultural dos povos que habitam a região, sertanejos, quilombolas, indígenas, dentre outros. Nela ainda se encontram preservadas várias formas de manifestações culturais tão bem descritas pelo célebre escritor mineiro João Guimarães Rosa, a quem se prestou homenagem ao se nomear o Parque Nacional sediado em Chapada Gaúcha com o título de sua mais famosa obra, Grande Sertão: Veredas.
            Os projetos envolvendo essas comunidades do território em práticas de desenvolvimento sustentável contribuem para a educação ambiental. As famílias que se envolvem em processos de produção a partir do extrativismo amadurecem a visão sobre a preservação e passam a acreditar que é possível tirar parte dos seus sustentos trabalhando com os frutos do cerrado e seus usos de forma sustentável.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento do Extrativismo Sustentável no Território do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu; e promover ações para o desenvolvimento sustentável por meio de atividades de produção, beneficiamento e comercialização de produtos do extrativismo vegetal integrado ao manejo das unidades de conservação e demais áreas protegidas.
Para isso serão desenvolvidas capacitações, visitas técnicas, práticas de intercâmbio, ações de valorização e resgate da cultura tradicional, educação ambiental e fortalecimento da organização comunitária, tendo como foco o extrativismo vegetal sustentável.

3.      ABRANGÊNCIA

As atividades deste TDR terão como âmbito geográfico o território do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu que abrangerá municípios sede dos núcleos do território do mosaico: Arinos, Chapada Gaúcha, Januária ou Bonito de Minas e Itacarambi- MG.  

4.      ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

4.1 Preparar material informativo (apostila) contendo a proposta metodológica de educação ambiental para formação de monitores ambientais do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu.

4.2 Preparar metodologia e ministrar 04 oficinas com carga horária de até 32 horas/aula, baseadas na apostila preparada e no conteúdo programático sugerido pelo projeto.

4.3 Elaborar relatório das atividades realizadas nas oficinas, das avaliações e impressões dos participantes a cada encontro concluído.

5.    PRODUTOS

5.1. Apostila de informativa de educação ambiental, contendo até 10 (dez) páginas, focada na formação de monitores ambientais no contexto do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, em linguagem voltada para o público de professores da rede escolar e líderes comunitários e/ou extrativistas.

5.2. Relatório descritivo contendo as atividades realizadas durante os 04 (quatro) cursos de educação ambiental.

6.      PRAZOS

6.1 O prazo de execução do trabalho será de três meses, contados a partir da assinatura do contrato.

6.2 As oficinas acontecerão entre os dias 01 e 31 de agosto de 2012.

7.      DESPESAS OPERACIONAIS


As despesas com transporte, alimentação e hospedagem ocorrerão por conta do projeto.


8.       QUALIFICAÇÃO E DISPONIBILIDADE

8.1 Formação nível superior completo em Pedagogia, Educação Ambiental, Geografia, Biologia, História, Arte Educação, Ciências Sociais ou profissional em área afim;

8.2 Experiência comprovada de, pelo menos, 03 (três) anos em trabalhos educação ambiental.

8.3 Disponibilidade para trabalhar em Chapada Gaúcha- MG, quando necessárias reuniões, planos de trabalho, e demais ações inerentes ao projeto.


9.      SUPERVISÃO

A supervisão será feita pela coordenação técnica do projeto Extrativismo Vegetal Sustentável no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu.

 10. PROCEDIMENTOS PARA CONCORRENCIA DA VAGA

10.1 Os interessados deverão encaminhar currículo do candidato (a) e uma proposta pedagógica de educação ambiental com até 02 laudas para o e-mail: pmosaicoextrativismo@gmail.com, ou para: Av. Getúlio Vargas, n 382, Centro, Chapada Gaúcha – MG, CEP: 39 314 000, contendo:

10.2 O prazo para candidatura à vaga é de até o dia 18 de julho de 2012.

10.3 Serão selecionados até 05 (cinco) currículos e propostas para realização de entrevistas.

10.4 As entrevistas acontecerão no dia 28 de julho de 2012 na sede da Cooperativa Sertão Veredas, situado na Av. Getúlio Vargas, n 382, Centro, Chapada Gaúcha – MG 10.4

10.5 O resultado será comunicado ao candidato selecionado no dia 29 de julho de 2012.

10.6 Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone : (38) 36341462 ou no blog:


11. VALORES

O contratado terá um total bruto de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais).


Chapada Gaúcha, 03 de julho de 2012



José Correia Quintal
Presidente da Coop Sertão Veredas






Nenhum comentário:

Postar um comentário