Nos dias 25 e 26 de outubro, a cidade de Chapada Gaúcha (MG) foi palco do curso de Boas Práticas de Manejo e Fabricação para Produção Sustentável de Cagaita (Eugenia Dysenterica), com a presença de agricultores e agricultoras das Comunidades de Vereda Grande I, Vereda Grande II e outros participantes ligados as ações na bacia do Rio Peruaçu.
A cagaita é uma planta do Cerrado e Pertence à família Myrtaceae, a mesma da jabuticaba, goiaba, jambo, araçás e eucaliptos. Seu uso pode ser alimentar, medicinal e paisagístico.
O evento abordou boas práticas de manejo das Cagaiteiras e formas de geração de renda com a fruta. Para as agricultoras Dona Benvina Nunes Leite e Maria José Ferreira, da comunidade de Vereda Grande I, produtoras de geleias e doces, o curso foi uma oportunidade e um incentivo para que produzam seus produtos de forma mais eficiente.
A comunidade delas é também conhecida como “terra da cagaita”. Agora com a abertura futura do Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, elas esperam atrair os turistas.
O instrutor do curso, José Fábio Soares, espera ter superado as expectativas do presentes ao apresentar os muitos benefícios e possibilidades de produtos que podem ser feitos da fruta – muitas vezes desperdiçada.
O coordenador do Projeto, Joel Sirqueira, avaliou que o sucesso da capacitação foi resultado da competência da equipe, dos incansáveis parceiros sempre prontos a contribuir, e aos coletores e coletoras sempre dispostos a aprimorarem seus conhecimentos. “Tudo foi planejado e executado em pouco tempo, pois precisamos de liberação do recurso e tinha a questão da safra, pois não podemos capacitar extrativistas sem a matéria-prima. Mas tudo deu muito certo!”.
A fruta cagaita