terça-feira, 20 de novembro de 2012

Curso de Buriti em Cônego Marinho - out 2012

A Cooperativa Regional de Produtores Agrissilviextrativistas Sertão Veredas vem aqui divulgar os resultados do curso de 'Boas práticas de manejo e fabricação para produção sustentável da raspa de buriti (Mauritia flexuosa)', realizado na comunidade Cabeceiras de Macaúbas, município de Cônego Marinho, nos dias 02 e 03 de outubro de 2012. Este curso faz parte das atividades previstas no Projeto 'Extrativismo Vegetal Sustentável - Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu', financiado através do Acordo de Cooperação do Fundo Socioambiental Caixa  nº: 0007.007/201.cerrado 

Foram discutidos temas relativos ao processamento dos frutos, e também, das práticas de higiene que devem ser adotadas durante a produção de raspa seca de buriti. As oficinas foram realizadas na sede da Associação Comunitária de Cabeceiras de Macaúbas, localizada no município de Cônego Marinho/MG, pela Cooperativa Sertão Veredas, e contou, como instrutor, com Maurício Bonesso Sampaio, consultor do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). As oficinas tiveram como público-alvo os técnicos e mobilizadores da Cooperativa Sertão Veredas, além de produtores rurais da região interessados em produzir raspa seca de buriti para comercialização. Os técnicos agrícolas possuem o papel de multiplicar as informações apreendidas, para outros produtores rurais que não tiveram a oportunidade de participar das oficinas.





Na parte prática da oficina foram abordados os seguintes temas:

·        Cuidados de higiene pessoal para o beneficiamento;
·       Cuidados com o ambiente de trabalho e equipamentos usados para o beneficiamento;
·        Estado de maturação dos frutos;
·        Seleção, lavagem e molho dos frutos;
·        Descascamento dos frutos;
·        Raspagem dos frutos;
·        Rendimento do processo produtivo;
·        Construção de um secador solar utilizando o talo do buriti como material de suporte;
·        Secagem, embalagem e armazenamento das raspas.




         A oficina teve a participação de 41 pessoas, sendo a maioria composta por produtores rurais das comunidades Cabeceira de Macaúbas, Pandeiros, Barra da Ema, São Domingos, Dourados, Vale do Imbé, Vereda Galho, Vereda Grande I e II, Areião, Vargem Grande, Aldeia Peruaçu e Aldeia Riacho dos Buritis. Estas comunidades estão localizadas no município de Cônego Marinho/MG, Januária/MG, Itacarambi/MG, Manga/MG, São João das Missões/MG, e Bonito de Minas/MG. Além dos produtores rurais, houve a participação na oficina, durante os seus dois dias de execução, de vários mobilizadores, técnicos e o presidente da Cooperativa Sertão Veredas, o Sr. José Correia Quintal.
         De forma geral, os participantes se mostraram bastante interessados e tiveram participação ativa em todas as atividades e discussões propostas. Todos os produtores rurais que participaram da oficina demonstraram interesse na atividade de produção e a maioria deles possui disponibilidade de matéria-prima para o processamento de raspas secas de buriti.



Nenhum comentário:

Postar um comentário