sábado, 30 de junho de 2012




O Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, reconhecido por meio da portaria n. 124 de 24/04/2009, está localizado na margem esquerda do São Francisco, nas macrorregiões norte e noroeste de Minas Gerais e pequena parte do sudoeste da Bahia.  É composto por 11 unidades de conservação, conforme o seguinte:


a) Unidades Federais:
1. Parque Nacional Grande Sertão Veredas (230.671 ha);
2.Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (56.800 ha);
3. APA Cavernas do Peruaçu (146.900 ha).
b) Unidades Estaduais:
4. Parque Estadual da Serra das Araras (11.1465 ha);
5. Parque Estadual Veredas do Peruaçu (31.552 ha);
6. Parque Estadual da Mata Seca (10.281 ha);
7. Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Pandeiros (6.102 ha);
8. APA Estadual do Pandeiros (393.060 ha);
9. APA Estadual do Cocha e Gibão (284.468 ha);
10. Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari (60.975 ha).
c) Reserva Particular do Patrimônio Natura l – RPPN
11. RPPN Fazenda Porto Cajueiro (8.470 ha). 

Além destas unidades de conservação, existem no território do Mosaico, a Área Indígena Xacriabá, outras três RPPNs, corredores ecológicos e zonas de amortecimentodefinidos em planos de manejo já elaborados e várias reservas legais averbadas. 

A área delimitada total do Mosaico perfaz uma superfície de cerca de 1.800.000 ha. A estrada que corta o território está sendo objeto de uma proposta para o seu reconhecimento como uma Estrada-Parque com o nome de Guimarães Rosa.

O Mosaico possui um Plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionista (DTBC), que tem os seguintes objetivos:

a) Promover a gestão integrada das unidades de conservação e demais áreas protegidas do Mosaico;

b) Promover a implementação de práticas voltadas para o extrativismo vegetal racional, geradora de renda para os produtores e compatíveis com a proteção das unidades de conservação;

c) Promover o desenvolvimento do turismo ecocultural sustentável na região,de forma a valorizar as tradições culturais e as riquezas naturais.

As ações relacionadas com o extrativismo previstas no Plano de DTBC estão sendo executadas pela Cooperativa Sertão Veredas no âmbito do Projeto Extrativismo Vegetal Sustentável, apoiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA e Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA/MMA).

Um comentário:

  1. PARABÉNS ZEZO PELO BRILHANTE TRABALHO NA COOPESERTÃO! DEIXEI UM LIVRO MEU AÍ NA COOPERATIVA E NELE TEM UMA FOTO SUA. VOCÊ VIU? ABRAÇOS, XIKO MENDES.

    ResponderExcluir